27 Outubro, 2022 -

Coleção Aubusson: conheça os tapetes clássicos florais franceses

Está em busca de um tapete delicado, mas que, ao mesmo tempo, transmita beleza, sofisticação, elegância e harmonia para o ambiente? Então venha conhecer e se apaixonar pela Coleção Aubusson!

Elegância e atemporalidade são as suas principais características, numa combinação e harmonização de estilos e épocas. Estamos falando dos renomados tapetes Aubusson, que são conhecidos pelos clássicos e delicados florais, com cores claras e neutras, que remetem ao período da Renascença Francesa do século XIV.

Imagine a sensação em ter um tapete desse, feito de maneira manual, compondo a decoração de sua residência? Pois bem, saiba que os tapetes Aubusson são referências quando se fala em conceito de arquitetura contemporânea de interiores.

História dos tapetes Aubusson

Que tal um tapete Aubusson no meio de sua sala? Antes de conhecer os modelos das coleções, saiba que não é apenas o tapete que é incrível, mas a sua história também. Como já sabemos, estes tapetes franceses são feitos à mão por artesões. Mas, para saber em que contexto estes tapetes de luxo nasceram, é preciso conhecer a história da tapeçaria na França.

Foi no século XIV que a tapeçaria surgiu no território francês, ganhando reconhecimento, principalmente no ano de 1608, quando o pioneiro Pierre Dupont passou a confeccionar estes produtos em uma oficina no Louvre. Com o passar do tempo, Dupont se aperfeiçoou e em 1623 tinha domínio total das técnicas.

Nessa época, ele tinha um sócio e, então, conseguiu expandir as produções. Mudaram-se para um prédio para melhorar as condições de trabalho. Ali, naquele prédio, havia uma fábrica de sabão e, então, os tapetes passaram a ser denominados como Savonnerie, caracterizados como alto padrão.

Com qualidade cada vez melhor, a consequência foi a que ficaram cada vez mais requisitados, inclusive para o próprio Louvre. Os tapetes passaram a fazer parte de ambientes luxuosos, como o Palácio de Versalles, por exemplo. Nesse contexto, os tapetes do tipo Aubusson eram produzidos de modo semelhante no mercado de tapeçaria francesa.

No entanto, a fábrica estava localizada a 200 metros de Paris e seus produtos tinham algumas peculiaridades. Os tapetes não tinham nós como os Savonneries e, por esta razão, eram mais baratos e acessíveis à população, por mais que no seu início eram fabricados mais especificamente para a nobreza e para a casa real – além do fato de serem mais rápidos de confeccionar sem os nós.

Curiosidades

O tapete Aubusson leva este nome por causa da região na qual eram fabricados e, devido às ricas peculiaridades, ele é considerado de alto padrão.

Em toda a sua história, o período que compreende os anos entre 1650 e 1789 foi a época na qual mais se produziu o tapete Aubusson. Hoje em dia, eles ultrapassaram as fronteiras e a maioria é fabricada na China, porém, em condições similares à original para manter as principais características e a qualidade dos produtos.

Nossas coleções

Agora que vimos todas características que valorizam os tapetes Aubusson e encantam aos olhos, é possível afirmar que diante do que este produto propõe, a satisfação do comprador é certeira.

E se você está procurando qualidade de atendimento e produtos, pode contar com a empresa Botteh, que é referência em tapetes feitos à mão.

A empresa conta com originalidade, alta qualidade de tapetes e adornos, com modelos únicos e exclusivos. Especificamente dos tapetes Aubussons, há diferentes modelos e medidas, que você pode consultar na Coleção Aubusson .

Visite nosso site, conheça nossos produtos e entre em contato para receber um atendimento de alta qualidade.

Botteh Handmade Rugs usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.