06 Dezembro, 2021 -

Como decorar sua sala com tapete kilim

O tapete kilim é ideal para ambientar salas com originalidade, modernidade e versatilidade. Esse modelo de tapete existe desde os povos nômades mas, com o passar dos anos, ele foi se renovando e é uma verdadeira tendência para decorar os ambientes. Venha conhecer mais sobre o tapete kilim e como ele pode ser usado na decoração da sua sala!

 

Tapete kilim: proposta de decoração para sala que une tradição e modernidade

O tapete é uma alternativa muito usada para incrementar a decoração, delimitar espaços ou trazer mais aconchego para a sala. Entre tantas opções de cores, tamanhos, estampas e texturas, o modelo Kilim é uma alternativa que leva tradição e modernidade para o ambiente.

O tapete kilim não possui pêlos e sua confecção é feita de forma parecida com o processo de bordado: isso já atribui um aspecto tradicional à estética do modelo. A exibição de desenhos étnicos em muitas peças, referenciando a cultura de países orientais, como a Turquia, Índia, Irã, Rússia, China, Nepal, Paquistão e Tibet é outro fator que remete à tradição.

Mas onde está a característica moderna desse modelo? Na contemporaneidade, o tapete kilim tem exibido desenhos geométricos e cores intensas e contrastantes, como terracota e azul ou roxo e amarelo. Esse combo de confecção artesanal e modelos com características modernas na cor, textura ou desenho entrega um tapete com originalidade.

Como decorar a sua sala com tapete kilim

Decorar a sala com tapete é uma alternativa interessante pela versatilidade que essa peça possui. Ao optar pelo tapete kilim, várias propostas vão se desenhar na planta do cômodo, conforme as características que o modelo escolhido tiver.

Como já foi mencionado, tradicionalmente o tapete kilim exibe desenhos étnicos, relacionados à cultura local. Essa proposta traz vibração para o cômodo. Nesse contexto, é interessante usar o tapete em ambientes com um aspecto mais rústico e moderno.

Porém, se o modelo escolhido possuir uma estampa mais neutra, como listras ou figuras geométricas, e o tapete tiver cores vivas em diferentes tons de roxo, pode ser usado em um ambiente com elementos mais claros e sem muita informação, entregando sobriedade e discrição para o cômodo.

Se você quiser ousar e ser bem original, vale a pena fazer uma mistura de elementos com cores e texturas contrastantes. Por exemplo, montar uma sala com o tapete de listras em diferentes tons de roxo e um sofá de canto amarelo. Esse é um mix de elementos que exalam tendências atuais.

Diferentes formas de usar o tapete kilim na sala

Sabia que os povos nômades usaram originalmente o tapete kilim como mantas? Com o avanço das gerações e da tecnologia, essa peça teve seu uso modificado, servindo como item para decorar, aquecer e gerar conforto no chão de residências, principalmente na sala.

A verdade é que o modelo kilim é muito versátil e flexível em sua usabilidade, podendo ser usado também de outras formas. Um bom exemplo é colocar o tapete na parede atrás do sofá, colocando-o em evidência, como um grande quadro.

E que tal relembrar os povos nômades e transformar esse tapete em uma manta para seu sofá? Assim, é possível repaginar o sofá e toda a sua sala. Porém, para fazer uso dessa proposta, você precisa estar atento à textura do modelo e à maleabilidade do material.

Se o tecido for maleável, pode também ser usado para forrar mesas de centro, bancos, racks e outros móveis que estejam ambientando a sala. Essa readaptação depende do tamanho do tapete.

Ao adquirir um tapete kilim, você pode começar usando-o na parede, com a chegada do inverno migrá-lo para o chão e depois usá-lo como uma manta e repaginar o seu sofá. Esse modelo reúne o que é essencial em qualquer produto: beleza, versatilidade e qualidade.

Ficou interessado(a) no tapete kilim? Na Botteh Handmade Rugs temos variedade de modelos, cores, texturas e estampas. Temos também um chat para tirar qualquer dúvida sua!

Botteh Handmade Rugs usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.