02 Dezembro, 2021 -

Conheça a história dos tapetes persa

Você sabe qual é a história do tapete persa? Acompanhe esse post com atenção e descubra alguns detalhes sobre a origem desse tipo de tapete famoso em diversas partes do mundo!

Você conhece a história do tapete persa? Esse tipo de tapete é muito conhecido em diversas partes do mundo, contudo, algumas pessoas não conhecem a história, pois é bastante antiga.

Acompanhe este texto atentamente para conhecer melhor o tapete persa.

Boa leitura!

Afinal, qual é a história dos tapetes persas?

Conforme as evidências, as pesquisas e os estudos, cientistas opinam que a prática de fabricar tapetes faz parte da história do Irã desde os tempos mais antigos. Algo que é usado para comprovar tal conhecimento é o tapete nomeado de Pazyryk que foi tecido 2500 anos atrás, durante o período Aquemênida, cerca de 500 a.C.

Saiba que as primeiras comprovações em documento sobre os tapetes persas surgiram por meio de textos da China responsáveis por descrever todo período da Sassânida.

Não há dúvidas de que essa arte passou por diversas transformações ao longo dos vários períodos da história do Irã enquanto percorreu a era islâmica até o momento da invasão mongol da região.

Depois do fim dessa invasão, a prática de tecer o tapete persa voltou a se desenvolver na medida em que acontecia o reinado das dinastias mongóis, tanto dos Timúridas, como também dos Ilkhanidas.

Entenda que com o passar do tempo, o material usado na fabricação desses tapetes, ou seja, a seda, a lã e o algodão foram se decompondo, consequentemente, os arqueólogos dificilmente conseguem encontrar vestígios úteis sobre esse item em suas escavações.

O que durou a partir dos anos antigos como evidência da prática de tecelagem dos tapetes não passa de pedaços bem corrompidos.

Infelizmente, os fragmentos recuperados não são suficientes para reconhecer as características de produção dos tapetes que antecedem o período Seljúcida na Pérsia.

O tear primitivo

É interessante reconhecer que o tear horizontal é a ferramenta mais primitiva na tecelagem.

Esse material consiste em duas varas feitas de madeira, os fios de lã são esticados entre elas no sentido longitudinal.

Durante o processo de produção do tapete persa, os fios do urdume são mantidos esticados devido às estacas que são atadas às partes extremas de cada uma das varas e cravadas em uma superfície.

Compreenda que os tapetes fabricados nesse tipo de tear são menores e essa ferramenta era transportada com facilidade quando as tribos precisam se deslocar de uma região para outra.

Os tapetes persas e a antiga Pérsia

Na antiga Pérsia, a produção dos tapetes era responsável por contar a história de várias tribos, assim como também a evolução de um período rico em talentos e cultura.

Desde o começo, a produção do tapete persa foi bastante manual e artístico, sendo assim, esse tipo de tapeçaria sempre foi muito valorizado.

A tecelagem vem de cidades históricas, como Qom. Lá as mulheres são as artistas responsáveis pela fabricação do tapete persa e seus movimentos são bem rápidos e assertivos.

A produção resulta no tapete persa belíssimo, porém, podem levar bastante tempo para chegar a produção final.

Você gostou desse texto? Entre em contato conosco pelo Chatbox e consiga o seu tapete persa!

Botteh Handmade Rugs usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.